A Língua Portuguesa no mundo

A Língua Portuguesa no mundo

Atividade - CRÔNICA





Você sabe o que é uma CRÔNICA?

Você pode até não saber definir o que é uma crônica, mas certamente já leu várias delas, pois trata-se de uma forma textual muito presente em colunas de jornais, revistas e até mesmo em livros.

O texto tem o estilo de uma narração e os fatos apresentados  baseiam-se em acontecimentos de nosso dia a dia.

O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias.

Pois bem, nesta atividade você conhecerá um pouco mais sobre este gênero textual.


Vamos lá!!!


Sigam-me os bons!



Tarefas

Leitura, Resumo e  Produção Textual

  • Assistir à videoaula indicada
  • Ler os textos referentes ao assunto “crônica” nos sites indicados
  • Observar os slides indicados 
  • Fazer um resumo em, no minimo, 10 linhas sobre  “crônica e suas características”
  • Ler os textos sugeridos que exemplificam este  tipo de composição textual
  • Inspirar-se num fato cotidiano e escrever uma crônica 


Processo

Observação: Esta atividade deve ser desenvolvida em dupla previamente organizada em sala de aula.

Ao começar as leituras, vá organizando suas ideias. Faça anotações referentes a:

  • Qual a origem da palavra crônica?
  • O que é crônica?
  • Em que se baseia uma crônica?
  • Quais as características de uma crônica?

ONDE PESQUISAR TAL ASSUNTO???

Você deve fazer a leitura do assunto nos sites indicados a seguir:






Agora que você já se informou a respeito da CRÔNICA, veja alguns exemplos de crônicas produzidas por Arnaldo Jabor, Luiz Fernando Veríssimo e Vinícius de Moraes, três  conceituados cronistas brasileiros.




Em cada site a seguir, você vai ler textos pertencentes a este gênero.








Não se preocupe com os temas do texto! Há muitos outros assuntos a serem tratados neste gênero híbrido, ou seja, junto e misturado! Você pode misturar assuntos vários, de várias formas, com várias opiniões. Fica a seu critério. Agora, você é o escritor, ou seja, o cronista.



Hora da PRODUÇÃO TEXTUAL

a) Primeiro, lembre-se da situação que pretende narrar de uma forma criativa e com reflexão;
b) Esboce os acontecimentos em um papel;
c) Agora passe a limpo, fazendo as devidas alterações e correções.



AVALIAÇÃO

Como o trabalho será avaliado?

Em folha à parte, a dupla deverá entregar o trabalho devidamente identificado com nomes, numerais de ambos e especificação da turma.

O que deve conter no trabalho?
  • Resumo em, no mínimo,10 linhas sobre “o que vem a ser crônica e apontar as suas características"; (0,5)
  • Uma produção textual exclusiva, feita pelos alunos que compõem a dupla (0,5)

          Na produção textual serão observadas: 
  1. Coerência com a atividade proposta;
  2. Ortografia;
  3. Originalidade no texto.


Obs.:Tal atividade deverá ser entregue impreterivelmente no dia 28 de abril de 2016. Valor total: 1,0


IMPORTANTE!!!
Esta atividade compõe nota de nossa avaliação do trimestre.


Bom trabalho!!!


Qualquer dúvida, escreva na parte do comentário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário