Você sabe o que é uma CRÔNICA?
Você pode até não saber definir o que é uma crônica, mas
certamente já leu várias delas, pois trata-se de uma forma textual muito
presente em colunas de jornais, revistas e até mesmo em livros.
O texto tem o estilo de uma narração e os fatos apresentados baseiam-se em acontecimentos de nosso dia a
dia.
O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda
mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias.
Pois bem, nesta atividade você conhecerá um pouco mais sobre
este gênero textual.
Tarefas
Leitura, Resumo e Produção Textual
- Assistir à videoaula indicada
- Ler os textos referentes ao assunto “crônica” nos sites indicados
- Observar os slides indicados
- Fazer um resumo em, no minimo, 10 linhas sobre “crônica e suas características”
- Ler os textos sugeridos que exemplificam este tipo de composição textual
- Inspirar-se num fato cotidiano e escrever uma crônica
Processo
Observação: Esta
atividade deve ser desenvolvida em
dupla previamente organizada em sala de aula.
Ao começar as leituras, vá organizando suas ideias. Faça
anotações referentes a:
- Qual a origem da palavra crônica?
- O que é crônica?
- Em que se baseia uma crônica?
- Quais as características de uma crônica?
ONDE PESQUISAR TAL ASSUNTO???
Você deve fazer a leitura do assunto nos sites indicados a seguir:
Agora que você já se informou a respeito da CRÔNICA, veja alguns exemplos de crônicas produzidas por Arnaldo Jabor, Luiz
Fernando Veríssimo e Vinícius de Moraes, três conceituados
cronistas brasileiros.
Em cada site a seguir, você vai ler textos pertencentes a este gênero.
Não se preocupe com os temas do texto! Há muitos outros assuntos a serem tratados
neste gênero híbrido, ou seja, junto e misturado! Você pode misturar assuntos
vários, de várias formas, com várias opiniões. Fica a seu critério. Agora, você
é o escritor, ou seja, o cronista.
Hora da PRODUÇÃO TEXTUAL
a) Primeiro, lembre-se da situação que pretende narrar de uma forma criativa e com reflexão;
b) Esboce os acontecimentos em um papel;
c) Agora passe a limpo, fazendo as devidas alterações e
correções.
AVALIAÇÃO
Como o trabalho será avaliado?
Em folha à parte, a dupla deverá entregar o trabalho devidamente identificado com nomes, numerais de ambos e especificação da turma.
O que deve conter no trabalho?
- Resumo em, no mínimo,10 linhas sobre “o que vem a ser crônica e apontar as suas características"; (0,5)
- Uma produção textual exclusiva, feita pelos alunos que compõem a dupla (0,5)
Na produção textual serão observadas:
- Coerência com a atividade proposta;
- Ortografia;
- Originalidade no texto.
Obs.:Tal atividade deverá ser entregue impreterivelmente no dia 28 de abril de 2016. Valor total: 1,0
IMPORTANTE!!!
Esta atividade compõe nota de nossa avaliação do trimestre.
Bom trabalho!!!
Bom trabalho!!!
Qualquer dúvida, escreva na parte do comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário